sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Loy Krathong, festival das luzes e água!

O Loy Krathong é um dos mais, se não o mais popular festival da Tailândia. Ele acontece
todos os anos na lua cheia do décimo segundo mês do ano lunar, o que no nosso calendário cai, na maioria das vezes, em novembro. Laos e Myanmar também celebram.
Esse festival é uma homenagem à Mae Khongkha, a mãe das águas. Vários "barquinhos" feitos de folha de bananeira, casca de coco e diversos tipos de materiais, principalmente orgânicos, são lançados em algum rio. Eles acreditam que isso espantará a tristeza, a má sorte e todas as coisas ruins.
Também soltam umas lanternas iluminadas, como essas da foto, que são um ritual em todas as noites de lua cheia.
Esse ano, o festival aconteceu no dia 28 de novembro (eu sei que demorei pra escrever, mas antes tarde do que nunca!). Fui celebrá-lo em Khon Kaen com minha hostfamily.
Ao chegarmos lá vi que era completamente diferente de tudo o que eu imaginei! Parecia com aquelas exporuas que acontece em toda cidade do interior, com várias barraquinhas de comidas (que eram montadas em grande parte por alunos dos colégios), parque de diversão e muita gente (saudades Femult)!

Passeata
Meu Kratong!!

A qualidade das fotos está péssima, dessas pra pior, então não vou postar muito...
Não achei o meu Loy Krathong tão divertido, ficamos pouco tempo e nem soltei a lanterninha :( haha e por não ser uma cidade tão grande, não era tão bonito assim, mas gostei.
Veio pra Tailândia e não foi pro Loy Krathong é poser! hahah Pra finalizar, vou deixar um vídeo com a música do festival.

Tem até karaokê pra não perder o costume thai!!

sábado, 15 de dezembro de 2012

Central Trip - Phu Kradung II

Na primeira manhã na montanha, acordamos cedinho para tomar café e caminharmos mais alguns nove quilômetros para chegarmos até o ponto mais conhecido de Phu Kradung, o Lom Sak Cliff, para tirarmos algumas fotos.
"Pra qual câmera a gente olha?"
Brasil, Brasil, Canadá, Venezuela

#instafotógrafa
Ficamos algumas horinhas ali e depois seguimos caminhada para um outro ponto onde fomos ver o pôr-do-sol, que é lindo ali!! No caminho parávamos em vários outros pra descansar e tirar algumas fotos.

Vem todo mundo!!

Depois voltamos para o acampamento e foi a rotina da noite de sempre: banho congelante, sanguessugas, jantar, conversar, sanguessugas, e talvez dormir um pouquinho...
No dia seguinte, acordamos as 4 (chorando) para vermos o nascer-do-sol. Novamente, foi mais uma caminhada de alguns quilômetros, mas super valeu a pena! Além de ser lindo, pela primeira vez (e talvez única) na Tailândia, passei frio!!!! Frio de verdade, não frio de ar condicionado!!

Dorme gente

Opa, bandeira errada

Abraça que tá frio!! EUA, Brasil, Japão

Voltamos, tomamos café e fizemos mais uma caminhada (tá ficando chato) para algumas cachoeiras. Bem bonitas, mas não entrei, tinha que descer umas pedras super perigosas e escorregadias e eu tinha certeza que isso não acabaria bem hehe. Fiquei só olhando mesmo :(

O resto do dia foi livre. Ficamos conversando, fazendo nada e aproveitando a última tarde da viagem. Triste.
No dia seguinte começamos a descer a montanha. A subida foi muito mais difícil, cansativa e demorada, mas a descida com certeza é mais perigosa. É super escorregadia, super inclinada (como a subida, claro) e com várias pedras soltas, super fácil de cair (score: 4 tombos).
Descemos em mais ou menos uma hora. Lá embaixo passamos mais um tempo juntos, almoçamos e começamos a nos despedir da primeira viagem :(

(Como sempre, algumas fotos estão na câmera dos outros e ainda não estou com elas - leu isso Kawany? haha <3 - mas depois dou um update com todas elas.)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Central Trip - Phu Kradung I

Dia 20 de novembro tivemos a primeira das três tão esperadas viagens de intercambistas. UHUUUUL
Digamos que essa não foi a mais esperada pelo fato de incluir escalar uma montanha, acordar todos os dias com as galinhas, caminhar, banho frio, insetos, caminhar e caminhar mais um pouco... Mas enfim.
Uma da tarde eu, Abby e Diana fomos para o restaurante chinês da minha cidade. Alguns intercambistas nos encontraram lá, comemos e #PARTIUPHUKRADUNG
A primeira noite passamos em um "hotelzinho", duas casinhas com vários quartinhos. Foi bem tranquilo, conheci algumas pessoas que não tinha encontrado ainda, conversei com os "antigos" e nos divertimos bastante. Essa é a única foto que tenho do dia, estávamos indo jantar... que aperto a gente não passa pra filar uma bóia né hehe

No dia 21, acordamos cedo para começar a escalar a montanha!! Antes, tomamos café e tiramos a foto oficial da viagem.

Agora sim, todos prontos pra escalar essa belezura!

Venezuela x3, México, Venezuela, França, Brasil, EUA, Brasi x2, México
O pico mais alto tem 1316 metros. A caminhada até lá é de 5,43 quilômetros. Levei três horas até o topo e mais uma para chegar até o nosso alojamento.

Opa, cabeça da Kawany...

Durante o trajeto há várias paradas com comida, frutas e bebidas pra comprar. Algumas vendendo camisetas e souvenirs do lugar.

Primeira parada

Quando comecei a arrumar minhas coisas, minha hostsister me entregou uma mochila e falou que deveria levar todas as minhas coisas ali. Ao mesmo tempo que fiquei "como colocar tudo dentro de uma mochila?" entendi que só estava indo pra um acampamento e que não precisaria de tanto. Comecei a pensar em como as coisas chegariam até lá... É assim:

Eles cobram 30 baht (aprox. 2 reais) o quilo para carregar as coisas, um absurdo de barato, morri de dó!
Chegando lá, almoçamos e caminhamos até uma das cachoeiras. Passamos um tempinho ali, a água estava congelando e perdi meu óculos de sol :(

México, Venezuela, Brasil, Brasil
Depois disso, voltamos para o alojamento e aí começou o terror: Banho congelante e, o pior de todos, SANGUESSUGAS! Muitas, por todas as partes, imortais! Já haviam me dito que encontraríamos muitas, mas não imaginava que seriam TANTAS, sério! Toda hora ouvia-se alguém gritando porque não conseguia desgrudar a maldita do calçado/calça/perna.

Preparadas pro ataque
E elas só morrem com sal ou com fogo. Ainda bem que o Anthony abençoado estava bem informado e prevenido com um pacote de sal. Colocamos sal por todo o alojamento pra podermos dormir em paz haha e funcionou! No outro dia encontramos várias mortas no sal!!
Depois descobrimos umas botinhas de plástico pra colocar nos pés, vai até o joelho, super eficientes contra elas, aparecerão em algumas fotos.
E os dois primeiros dias foram isso aí, vou dividir a viagem em dois ou três posts porque senão fica cansativo.
Encerro o post com uma foto super linda com esses gorros medonhos super quentes que os tailandeses adoram!

Se liga que até o chairman veio pra foto!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Chiang Mai II

Segundo dia de Chiang Mai, acordamos cedo para dar mais uma exploradinha!
Nosso primeiro destino foi o Wat Phra That Doi Suthep, um templo localizado em uma montanha, alguns minutinhos de carro, de onde você pode ter uma vista da cidade.
Estacionamos o carro e tivemos que subir uma parte do morro a pé. É bem cansativo haha e foi super animador chegar no "pé" do templo e ver que teria que encarar uma escadinha...

Corrimão!
Achei o templo bem bonito, a parte de dentro, a do templo mesmo é bem pequenininha, dá pra ver tudo em 10 minutinhos hehe

Super com vontade de tirar foto

Ao redor dessa parte mais sagrada, tem uma área onde tem vista para vários pontos da cidade.

Chiang Mai

Depois do Doi Suthep, visitamos um local onde fazem sombrinhas de bambu, todas feitas e pintadas à mão, com vários detalhes, lindas! (A qualidade das fotos está bem ruinzinha, foram tiradas com o celular, minha câmera ficou sem bateria e a reserva estragou :/)

Por lá também há algumas pessoas que fazem pinturas em camisetas, carteiras, celulares, no que você quiser! Eles dão um valor mínimo (não lembro quanto mas é bem baratinho) e você paga a quantia que preferir. Fiz o desenho de um elefantinho na minha carteirinha de cartões, bem fofinho.

"Menu" dos desenhos

Câmera da Abby (tremeu rs)

Pintando minha carteira!

Juro que tirei uma foto da carteira pronta, mas não acho! E perdi a carteira hehe Fico devendo essa.

Para terminar o dia, fomos no Sankampaeng Hot Springs, uns jatinhos de água quente, nem sem gracinha...

Não sei a história deles, de onde sai a água e porque sai e etc, e fiquei com preguiça de procurar (desculpa mãe!), mas é porque não gostei mesmo! haha

Mas, pior que os jatinhos, foi o local pra tomar banho com essas águas aí. O lugar é bem bonito, a natureza, bem zen, tranquilizante... Só que, sei lá, não recomendaria! Chiang Mai tem coisas mais legais!! Mas enfim, você paga um "quartinho" onde tem uma "banheira" e fica lá vegetando aproveitando a calma e pensando na vida.

Banheira, puro luxo!!
 Quem preferir, tem as "piscininhas" também!

Esse passeio pra essas águas enxofradas só serviu pra deixar meus colares e pulseiras pretos, super não recomendo! haha Mas ok, o dia foi legal, foi bem gostosinho hehe

No outro dia, na volta para casa, paramos em um lugar muito legal! Onde você tem vista pras montanhas e tem um estilo todo alguma década do século passado e americanizado haha

E aí acabou a viagenzinha pro Norte :( haha Foi uma delícia, adorei!! Não vejo a hora de voltar pra lá.